Pesquisadores discutem sobre clima, dinâmica e biodiversidade da Amazônia

Agência Museu Goeldi – Pesquisadores do Museu Goeldi e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia participam, no período de 25 a 28 de junho, do Seminário Clima, Dinâmica e Biodiversidade de Florestas Amazônicas, em Belém. O evento é uma realização da Embrapa Amazônia Oriental em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e tem como objetivo fomentar discussões sobre biodiversidade, balanço de carbono e clima na região de produção da palma de óleo.

Coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Ima Célia Vieira (MPEG) apresenta a palestra “Influência da expansão da palma de óleo na integridade das áreas de preservação permanentes (APP)”. Por sua vez, Toby Gardner (Universidade de Cambridge/MPEG), faz uma avaliação de indicadores do programa internacional REDD+ na palestra “Um framework para integrar as preocupações com a biodiversidade dentro do REDD+”. Gardner, que também compõem a equipe do INCT, é coordenador do subprojeto “Análise custo-benefício entre conservação e desenvolvimento”.

A programação do evento inclui além do seminário técnico, minicurso e visita a empresas produtoras de palma de óleo no Pará e áreas de agricultores familiares. Para ver a programação completa, acesse: http://seminarioclima.cpatu.embrapa.br/Programacao-para-site-geral.gif/.

Palma de óleo – Atualmente, o estado do Pará é o maior produtor de palma de óleo do Brasil, responsável por 95% da produção nacional. Trata-se de uma alternativa para a ampliação e diversificação da matriz energética brasileira a partir do dendê. Esta é uma atividade que se expande na Amazônia, com o importante desafio de implantar a dendeicultura na região de forma sustentável.
    Serviço: Seminário Clima, Dinâmica e Biodiversidade de Florestas Amazônicas, de 25 a 28 de junho, no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (Av. Perimetral, 2651). Mais informações em: http://seminarioclima.cpatu.embrapa.br/.

Texto: Luena Barros