INCT Biodiversidade e Uso da Terra no Ciência Sem Fronteiras

Agência Museu Goeldi - A bolsista do INCT – Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Nárgila Gomes de Moura, participou do encontro com presidente brasileira Dilma Roussef em Londres, durante as Olimpíadas 2012. Ela está na Universidade de Cambridge pelo programa Ciência Sem Fronteiras, realizando um projeto de doutorado sanduíche. Sua tese busca entender como a riqueza e a comunidade de aves responde aos diferentes sistemas de uso da terra (áreas de floresta primária e secundárias e diversos sistemas de produção) em múltiplas escalas espaciais, incluindo duas regiões diferentes da Amazônia Brasileira - Paragominas e Santarém, municípios do estado do Pará.

Nárgila é estudante do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará, está sob a orientação do acadêmico Alexandre Aleixo, curador da coleção ornitológica do Museu Goeldi.

Durante sua estadia na Inglaterra, a bolsista está produzindo dois artigos para revistas Qualis A1. O primeiro artigo é relacionado aos padrões de distribuição da comunidade de avifauna em múltipla escala, buscando limiares de cobertura florestal para proteção de toda comunidade nas paisagens de Paragominas e Santarém. Já o segundo artigo será sobre a distribuição e estimativa de abundância da Ararajuba (Guarouba guarouba- Psittacidade), espécie endêmica da Amazônia e que hoje é ameaçada de extinção por conta da fragmentação florestal, perda de habitat e tráfico de animais silvestres. O objetivo é modelar suas necessidades ambientais com base em dados coletados durante trabalho de campo e dados já publicados por outros pesquisadores.

O doutorado na Universidade de Cambridge tem permitido que a bolsista brasileira interaja com o Conservation Science Group, um grupo de pesquisa que se dedica ao planejamento sistemático de conservação, desenvolvendo análises econômicas e de modelagem, buscando conciliar estratégias de conservação ambiental com atividades produtivas.Toby Gardner, pesquisador do Conservation Science Group, do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e colaborador do Laboratório de Ornitologia do Museu Goeldi, é responsável pela co-orientação da tese de Nárgila.