CURSO: Aplicação do Uso do Barômetro da Sustentabilidade (BS)

Objetivo: O objetivo deste curso é apresentar e discutir a metodologia do BS, seus fundamentos, estrutura e modo de usar. Serão discutidos, especialmente, a estrutura do BS, a escolha das variáveis a serem utilizadas, a “montagem” (criação) das escalas de desempenho, a subjetividade envolvida em todos estes processos e as (outras e múltiplas) possibilidades de uso do BS.

Ministrante:

Prof Judicael Clevelario Junior

Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Diretoria de Geociências / Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais - DGC/CREN).

Carga Horária: 16 horas

Período: 24 e 25 de setembro de 2012, manhã e tarde.

Local: Museu Goeldi

Vagas disponíveis aos alunos de pós graduação do PPGCA e POSBOT interessados em participar  do curso - 07
    Solicta-se que encaminhem à Ima Vieira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) , um email com o título CURSO BS, explicando o tema da tese e a motivação em fazer o curso.

O que é o Barômetro da Sustentabilidade: é uma metodologia de avaliação da sustentabilidade desenvolvido pelo pesquisador Prescott-Allen (2001a), com o aval da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) e do International Development Research Center (IDRC). O BS pode ser aplicado desde a escala local até a global, permitindo comparações entre diferentes locais e ao longo de um horizonte temporal. É uma maneira sistemática de combinar diversos indicadores, que, quando apresentados isoladamente, mostram apenas a situação do tema que eles representam, enquanto o BS revela a situação do local em relação ao desenvolvimento sustentável, permitindo comparar as condições socioeconômicas e do ambiente físico-biótico (ver aplicação do BS para o Brasil em http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a02v20n1.pdf)