Para entender as técnicas de Biologia Molecular

Agência Museu Goeldi - O curso de Pós-graduação em Zoologia (convênio UFPA e Museu Goeldi) e o INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia realizam nos dias 17 e 18 de setembro um mini-curso intitulado "Introdução às técnicas de Biologia Molecular", ministrado pelo biólogo Mateus Ferreira. As aulas acontecerão nas salas do Centro de Pós-Graduação, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, anexo ao auditório Paulo Cavalcanti.

O curso é básico e voltado a todos aqueles que desejam entender ou aprimorar seus conhecimentos sobre técnicas de produção de sequências de DNA a serem utilizadas em estudos sistemáticos e taxonômicos.

O ministrante abordará os seguintes tópicos:

- os princípios básicos da biologia molecular: estrutura, propriedades e função dos ácidos nucleicos;

- a extração de DNA;

- a reação em cadeia de polimerase, PCR;

- Sequenciamento pelo método de Sanger;

- Sequenciamento de nova geração.

O minicurso será ministrado no período da manhã, das 9h as 12h, e no período da tarde, das 14h as 17h. Os interessados em participar devem escrever para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O número de vagas é limitado.