Evento discute as ideias de Becker para a Amazônia

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES realizaram nesta quarta-feira (16) o Simpósio “Relações entre Ciências e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”, com o objetivo de discutir o planejamento para a Amazônia, rever as propostas da geógrafa Bertha Becker e homenagear esta grande pensadora brasileira. Este foi o primeiro de três simpósios já anunciados pela coordenadora do evento e do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Ima Vieira, pesquisadora do Museu Goeldi. Os simpósios fazem parte de um plano de divulgação do trabalho de Bertha, que ainda conta com um blog e DVD com a coletânea de seu trabalho.

Geógrafa, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Conselho Científico do INCT – Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia , Bertha Becker acredita que o desenvolvimento da Amazônia tem que ser executado de uma forma que seja rentável em todas as suas linhas de produção e que as políticas públicas sejam atreladas ao planejamento para promover a conservação do bioma. Ela estuda a Amazônia desde a década de 60, quando realizou sua primeira visita à região.

Leia a matéria completa no link.