mct mpeg
Get Adobe Flash player

    Coordenadora do INCT participa de seminário sobre agrocombustíveis

    Agência Museu Goeldi – Objetivando reunir especialistas para fomentar um debate a respeito das possibilidades e impactos causados pelo uso dos agrocombustíveis no Pará, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará – NAEA/UFPA promove no próximo dia 28 de fevereiro o Seminário “Agrocombustíveis, mercado de terras e povos tradicionais no Pará”.

    O evento contará com a participação da Dra. Ima Vieira (Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG), do Dr. Girolamo Trecanni (Instituto de Ciências Jurídicas/ UFPA), José Francisco Maciel (Presidente da ARQUINEC), Verena Glass (ONG Repórter Brasil e Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis), e Guilherme Carvalho (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE Amazônia).

    INCT e os agrocombustíveis – No âmbito do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, a ecóloga Ima Vieira desenvolve o projeto “Dinâmica de uso da terra no Leste do Pará”, onde investiga os impactos do uso do dendê como agrocombustível na Região Amazônica. São estudados as modificações socioambientais, produzido análises de dinâmicas da paisagem e das consequências ecológicas, realizado diagnósticos de áreas florestais e avaliação dos indicadores de sustentabilidade da bacia do Acará-Mirim, da capacidade de gestão ambiental e dos impactos do dendezeiro na biodiversidade, com ênfase às aves e árvores.

    Serviço - Seminário “Agrocombustíveis, mercado de terras e povos tradicionais no Pará”. Data: 28/02/2013, às 15h, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará.