Pesquisadores do INCT alertam para o perigo de considerar o dendê como cultivo de baixo impacto

A resolução N º 107 de 2013/08/03 do COEMA define os critérios para enquadramento de obra ou atividades de baixo potencial poluidor ou baixo impacto ambiental passíveis de Dispensa de Licenciamento Ambiental.  Dentre as tipologias e empreendimento consideradas de baixo impacto estão as culturas de ciclo longo associados a atividades agrosilvopastoris da agricultura familiar.

A falta de detalhamento de quais espécies de ciclo longo podem ser consideradas de baixo impacto na resolução, pode gerar um erro caro para o ambiente e o sistema produtivo da agricultura familiar no Brasil, especialmente na Amazônia. Plantações de espécies exóticas (mesmo misturadas com espécies nativas) estariam entre as medidas em discussão nos COEMA. O cultivo do dendê, que  tem sido proposto como uma opção potencial "sustentável", pode passar a ser considerado  de "baixo impacto" para uso em agroecossistemas familiares e portanto, também para a restauração das APPs.

A possibilidade que isso aconteça tem alarmado os pesquisadores. Um crescente corpo de pesquisa de todo o trópico tem  recolhido dados que demonstram que as plantações de dendê não podem ser consideradas como tendo um baixo impacto ambiental, pois eles hospedam poucas espécies nativas de flora e fauna e exigem agroquímicos  substanciais, além de uma quantidade enorme de água.

Para adotar uma medida segura, Vieira e Lees recomendam que os Conselhos do Meio Ambiente estaduais ou federal (COEMA e CONAMA) devem aguardar uma investigação completa dos impactos biológicos e sociais da utilização do dendezeiro em agroecossistemas, antes de designar o cultivo do dendê como um uso da terra de baixo impacto. De imediato, os cientistas do Museu Goeldi alertam  que ele não seja considerado como alternativa à restauração de APPs, para garantir que a sua "função biológica", como exigido por lei,  não seja comprometida. Ambos ressaltam que existem amplas áreas para a expansão do dendê no Brasil, particularmente em áreas degradadas onde os impactos à biodiversidade poderiam ser mínimos. Essa expansão não deve comprometer a integridade das áreas ecologicamente sensíveis, como as APPs.

Leia a nota completa em http://www.nature.com/nature/journal/v497/n7448/full/497188c.html?WT.ec_id=NATURE-20130509