mct mpeg
Get Adobe Flash player

    Pesquisadores discutem biosfera, atmosfera e uso da terra na Amazônia

     

    Museu Goeldi e INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia aborda as implicações de políticas públicas de uso da terra na região em publicação que será lançada este ano

     

    Agência Museu Goeldi – No dia 30 de junho, pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Embrapa se reúnem para discutir estudos sobre biodiversidade, ecossistemas e usos da terra na região amazônica. São dez pesquisas que serão publicadas no livro “Biosphere, atmosphere and land use interactions in Amazonia”, da série Ecological Studies da editora Springer, no final deste ano. Os editores são Laszlo Nagy (INPA), Bruce Forsberg(INPA) e Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo).

    Políticas públicas, uso da terra e sustentabilidade - A coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na AmazôniaIma Vieira (MPEG), apresentará o artigo “Public policy, land use, and ecological and economic sustainability in Amazonia”, elaborado em coautoria com Roberto Araújo (MPEG/INPE) e Peter de Toledo (INPE).

    Os autores discutem as implicações sociais e ecológicas na paisagem amazônica associadas a diferentes sistemas de uso da terra, analisando duas trajetórias de mudanças de paisagem na Amazônia brasileira: a de agricultura de larga escala e a do modelo socioambiental, paradigma adotado mais recentemente pelo governo brasileiro. Além do rápido desenvolvimento do agronegócio em várias partes da região, o estudo aborda os mega projetos de infraestrutura (barragens, rodovias e mineração) e ressalta os conflitos com populações tradicionais e pequenos proprietários de terra e os grandes impactos ecológicos que causam na paisagem amazônica.

    Serviço:

    Biosphere, atmosphere and land use interactions in Amazonia, dia 30 de junho, às 9h30, no Auditório Ciência, no Bosque da Ciência/INPA (Av. Otávio Cabral, s/n, zona central-leste, Manaus-AM). Evento aberto ao público em geral.


    PROGRAMAÇÃO

    9:30 – Apresentação inicial

    9:40 - LBA in the framework of ecosystem and atmosphere research in Amazonia - Alex Krusche (TBC)

    9:55 - Ecosystems of Amazonia -  Laszlo Nagy (INPA)

    10:10 - Current land use and land cover, and land use change 1960-2010 - Graciella Pinell (INPE)

    10:25 - Fires in Amazonia - Luiz Aragão (INPE)

    10: 40 - Soil and vegetation interactions in Amazonia - Alberto Quesada (INPA)

    10:55 - The role of biodiversity in Amazonian forest ecosystem functioning - Juliana Schietti (INPA)

    11:10 - An Amazonian forest and its fragments as a laboratory of global change - José Luís Camargo (INPA)

    11:25 - Biogeochemistry and vegetation diversity in Amazonia - Flavio Luizão (INPA)

    11:40 - Almoço

    14:00 - Forest carbon stocks in Amazonas State, Brazil - Niro Higuchi, (INPA)

    14:15 - Ecosystem-atmosphere exchanges of CO2 in wet and seasonally dry forests of Amazonia - Alessandro Araújo (Embrapa)

    14:30 - The impact of land use on carbon stocks and fluxes - Philip Fearnside (INPA)

    14: 45 - Public policy, land use, and ecological and economic sustainability in Amazonia - Ima Vieira (MPEG)

    15:10 – 17:00 - Discussões