Cartografia ambiental em foco nos “Seminários Integrados INCT/PPGCA”

O geógrafo Marcello Martinelli falará sobre a interação da cartografia ambiental com outras áreas do conhecimento

Agência Museu Goeldi – “Cartografia ambiental: uma cartografia de síntese” é o tema da palestra dos Seminários Integrados INCT/PPGCA. O evento acontece nessa sexta-feira (29) no Auditório Paulo Cavalcante no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

A palestra será ministrada pelo pesquisador Marcello Martinelli, da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Geografia Humana, ele tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Representações Gráficas, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, cartografia do turismo, representação gráfica, mapas de atlas geográfico e cartografia ambiental.

O palestrante abordará a cartografia ambiental como uma ferramenta para a compreensão das áreas estudadas. Para a vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Maria de Lourdes Ruivo,  é interessante a perspectiva interdisciplinar trazida pela cartografia ambiental. “Apesar da cartografia ser uma ferramenta da geografia, ela pode ter interação com outros conhecimentos. Pode auxiliar em interpretações das geociências, biodiversidade e agronomia, por exemplo, ao considerar as diversas características do ambiente”.

A palestra é promovida pelo Museu Goeldi, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, parceria que envolve o MPEG, a Universidade Federal do Pará e a Embrapa Amazônia Oriental. A entrada é livre e gratuita.

SEMINÁRIOS INTEGRADOS INCT/PPGCA

Palestra “Cartografia ambiental: uma cartografia de síntese” com  Dr. Marcello Martinelli, da Universidade de São Paulo (USP).

Dia: 29 de janeiro de 2016, às 14h

Local: Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Emilio Goeldi (Av. Perimentral, 1901, Terra Firme, Belém-PA)

Público: Comunidade acadêmica e demais interessados

Texto: Lorena do Couto