Determinando os custos sociais e ambientais de queimadas na Amazônia

Coordenadores:

Equipe:

Amanda Estefânia (Universidade Federal do Pará – UFPA)
    Carla Daniele Furtado da Costa
    Juliana Silveira (Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG)
    Luiz Mestre
    Rachel Carmenta
    Rafael Andrade

Bolsistas:

Camila Contente Verbicaro
    Karoline da Silva Gonçalves

Resumo do Sub-Projeto

Este sub-projeto irá contribuir para a consolidação de um Centro de Excelência para o Estudo da Biodiversidade e do Uso Sustentável da Paisagem Amazônica, incrementando nosso entendimento sobre as conseqüências ambientais e sociais de queimadas únicas e recorrentes na região Amazônica. O desenvolvimento de cenários virtuais baseados em SIG (Sistemas de Informação Geográfica) irá ajudar a predizer como as queimadas podem afetar as paisagens no futuro.

Neste sub-projeto buscar-se-á: (1) avaliar os efeitos de longo prazo de queimadas únicas e recorrentes na biodiversidade da floresta, determinando como a biomassa e estrutura florestal e a composição faunística respondem a queimadas únicas e recorrentes, tanto em curto (1-3 anos após a queimada) quanto em longo prazo (10-12 anos após a queimada). Iremos amostrar as aves, besouros escarabeíneos e a vegetação em florestas não-queimadas, queimada uma única vez e queimada 2-3 vezes, em oito regiões diferentes do estado do Pará. Ao pesquisar florestas em regiões com diferentes durações de estação seca, seremos capazes de examinar como a variação geográfica influencia nas respostas ao fogo e como se dá a recuperação da floresta.

Iremos quantificar os custos sociais das queimadas para a subsistência dos fazendeiros e criadores de gado. Dados sobre o comportamento humano e atitudes em relação ao fogo serão coletados através de entrevistas semi-estruturadas para se adquirir um entendimento amplo das atitudes em relação ao fogo e práticas agrícolas, em um espectro amplo de sitiantes e comunidades. Métodos de pesquisa etnográfica serão usados para coletar dados detalhados em nível de indivíduo e de comunidade, examinando o fogo como parte da estratégia de vida local, como o uso das queimadas tem mudado de geração em geração, avaliando também o valor simbólico e cultural do fogo. Estes dados serão coletados na RESEX Tapajós-Arapiuns (agricultores de subsistência) e na região de Marabá (criadores de gado).

O objetivo final é combinar as três principais fontes de dados (biodiversidade, dados sociais e dados de sensoriamento remoto) para desenvolver uma base de dados em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) integrado que permita a construção de cenários virtuais das paisagens, permitindo-nos extrapolar dados desde uma escala relativamente pequena (como dados de biodiversidade e etnográficos) até na escala de todo o estado do Pará para desenvolver cenários futuros para regiões onde as queimadas emergirão como um aspecto significativo. Visualizamos isto como sendo uma ferramenta política útil, com grande importância para programas de educação ambiental.

Resultados Recentes do Sub-Projeto

We have collected data on the impacts of wildfires on forest biodiversity in four regions of Amazonia, including Acre (RESEX Chico Mendes), Mato Grosso (Querência), Roraima (Ilha de Maracá) and Pará (RESEX Tapajós-Arapiuns). We sampled four taxa – ants, beetles, birds and trees. Results are currently being analysed, but we have some initial publications on the fire history of the Ilha de Maracá in Roraima, and on the habitat useage a bird in Acre. The principle publications on the biodiversity impacts will come out in the coming year. We have also developed our questionnaire for the socio-economic component of the work, and will being testing this in July 2010.