Elaboração do Mapa das Populações Tradicionais, dos Conflitos Sócio-Ambientais e dos Usos de Biodiversidade na Área da BR-163 (Pará)

Coordenação e Equipe |  Publicações

Resumo do Sub-Projeto

Resumo do Subprojeto

As populações tradicionais têm, no manejo dos recursos naturais, bem como no sentimento de pertencimento ao local onde habitam a definição dos seus aspectos culturais, sociais e econômicos. Todavia, novas dinâmicas de apropriação e uso da terra vêm comprometendo a manutenção dos seus estilos de vida. O oeste do estado do Pará, por exemplo, tem visto o crescimento econômico acelerado por conta da agricultura, pecuária e projetos de mineração.

Um exemplo a respeito desta situação pode ser percebido às margens da BR 163, na Terra Indígena (TI) Maró. A TI abriga os grupos Borari e Arapurim e é alvo da extração irregular de madeira, comprometendo diretamente a maneira de viver destas pessoas, que está regido pelo tempo da natureza e conservação ambiental.

O subprojeto pretende elaborar mapas de territórios de populações tradicionais, de conflitos sócio ambientais e de usos da biodiversidade na área de influência da BR-163 localizados na área conhecida como Arco do Desmatamento, no montante pertencente ao estado do Pará. O estudo busca evidenciar as diversas formas de apropriação territorial e uso da terra, de modo a replicar os processos metodológicos em outras áreas da Amazônia

Brasileira, assim como promover a interação entre o saber científico e tradicional.

O grupo de pesquisa produziu três cartilhas, uma para cada região abrangida pelo estudo: Terra Indígena Maró e Comunidades Anã e São Pedro. Além disso, foram elaborados mapas e cartografias dos territórios ocupados pelas populações e dos conflitos existentes na região: um de acordo com o conhecimento dos habitantes e outro usando a localização geográfica exata de cada item. Foi priorizado, em todas as produções, a iconografia típica das populações. A equipe publicou e apresentou cinco artigos em eventos. Ainda há mais dois enviados para publicação.