Educação Ambiental em Contextos Escolares

Agência Museu Goeldi – O Núcleo de Estudos em Educação Científica e Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/ Universidade do Estado do Pará - UEPA e a Escola de Biodiversidade da Amazônia – EBIO, vinculada ao INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, promovem o II Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares, no período de 1 a 3 de dezembro de 2010.

O evento, que terá como local o Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação –CCSE/UEPA, é voltado para educadores. A organização do evento quer possibilitar o aprimoramento profissional, discutir concepções e práticas de educação, além de dar oportunidades para educadores comunicarem suas vivências escolares na abordagem de assuntos ambientais, como a megadiversidade amazônica. Outro objetivo do evento é a constituição da Rede de Educomunicação Ambiental.

As inscrições serão realizadas entre os dias 16 e 24 de novembro, e o credenciamento começa a partir das 17h, do dia 1°. No ato da inscrição, os interessados podem optar em integrar os seguintes Grupos de Trabalhos (GTs): Educação Ambiental em Práticas de Cultura Digital; Formação Cultural de Educadores Ambientais; Educação Ambiental como prática de Cultura de Paz; Sociobiodiversidade e Educação Especial e Educomunicação Ambiental.

Além dos grupos de trabalho, da conferência de abertura, com o tema: “Educação Ambiental em Contextos Escolares: concepções e Práticas”, haverá também mesas temáticas sobre a “Escola da Biodiversidade Amazônica: concepção e práticas educacionais” e “Saberes sobre Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia – contribuições para a educação ambiental em âmbito escolar”, com a participação de pesquisadores do Museu Goeldi.

Como atividade especial em parceria com o LabCom Móvel – Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia – SCS/MPEG, o evento também contará com a Oficina “Mídias Participativas Aplicadas a Educação”, que será ministrada por Nacho Durán (Produtora de Multimídia Feito-a-Mouse) e Artur de Leos (Vivo.lab).

Texto: Ellyson Ramos